Unb realiza seminário ‘Comunicação comunitária e sustentabilidade local’ em Paracatu/MG

No último sábado (24 de abril), a Universidade de Brasília realizou o seminário Comunicação Comunitária e Sustentabilidade Local no município de Paracatu, noroeste de Minas Gerais.

O seminário, promovido pela Faculdade de Educação da UnB, teve como objetivo discutir a Memória, Educação Patrimonial e Sustentabilidade da região. Contudo, a polêmica em torno da permanência da mineradora canadense Kinross no município tomou conta das discussões.

O Procurador de Justiça Serrano Neves ressaltou que a importância econômica da empresa para o orçamento do município é irrelevante frente aos danos causados ao meio ambiente e à saúde da população. 

De acordo com informativo da Fundação Acangaú, de abril de 2010, um estudo realizado pela pesquisadora Patrícia Rezende, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), comprova que a mineradora polui as águas de Paracatu com arsênio. A concentração de arsênio nos córregos e rios de Paracatu variavam entre 150mg por quilo e 1000 mg por quilo, o que corresponde a uma concentração 190 vezes maior do que a estipulada pela legislação do Conselho Nacional de Meio Ambiente, o Conama.

A pesquisadora Laure Terrier, palestrante da Universidade de Paris,  questionou o fato da Câmara Municipal de Paracatu ter em mãos uma pesquisa científica de 2008, que comprova a contaminação, e ainda não ter tomado medidas para proteger a saúde da população.

A vereadora Maria das Graças Caetano Jales se comprometeu a pressionar os demais vereadores para agilizar a verificação desta denúncia. No fim do evento, o diretor e produtor de TV Alessandro Silveira de Carvalho apresentou o documentário Ouro de Sangue, que mostra a dura realidade da população que vive no entorno da mina de ouro.

Ouro de Sangue

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s