Paparazzi dão razão ao protesto de Eduardo Moscovis

Publicada em 15/04/2007 no Click 21

Eduardo Moscovis. Foto: Divulgação.

Por Cristina Cople

eduardo-moscovisAo folhear uma revista de celebridades, os leitores identificam imediatamente quem são Sasha, Joaquim e Enzo. Os papais famosos – Xuxa e Zaffir; Angélica e Luciano Huck; Cláudia Raia e Edson Celulari – até tentaram proteger seus rebentos, mas acabaram se rendendo ao assédio.

Com o tempo, as crianças vão crescendo e aprendem a lidar com os pedidos para as poses. Mas… e quando o peixinho é um recém-nascido?

Esta semana, o ator Eduardo Moscovis mandou uma carta para um jornal do Rio protestando contra a invasão de privacidade e reclamou do fato de ter que suportar de tudo por ser uma figura pública.

A indignação do ator atingiu o auge depois que vizinhos contaram ter recebido ofertas em dinheiro de paparazzi que queriam fotografar o apartamento de Eduardo. O alvo seria a terceira filha do ator, que nasceu nesta terça-feira.

VIDA DE PAPARAZZI

Os paparazzi que fazem a cobertura dos eventos noturnos do Rio de Janeiro não acreditam que a carta seja endereçada a eles. Afinal, quem sai regularmente para fotografar famosos acaba se encontrando e criando um grupo regular de profissionais da noite. Os próprios artistas também conhecem as carinhas familiares, embora nem sempre se lembrem dos nomes.

O fotógrafo Rogério Domingues acredita que o que aconteceu Moscovis seja fruto da exigência de alguma revista que não se preocupa com a exposição negativa do fotógrafo.

“O profissional que tem que ficar esperando do lado de fora da casa do ator, que segue o carro e acaba fazendo o trabalho ‘sujo’, não é o mesmo que realiza as matérias produzidas, aquelas em que o jornalista vai até a casa da celebridade, com horário marcado. O fotógrafo que está na rua fica mal visto”, defende.

Rogério garante que sempre trata os artistas com respeito. “Eu dependo da imagem deles, mas eles também dependem da divulgação dessa imagem. Então, o que eu procuro fazer é me aproximar com educação, cumprimentar a pessoa e pedir para fotografar”.

A tática dá tão certo que até mesmo Eduardo Moscovis já foi flagrado pelas lentes de Rogério. Na época em que o ator ainda era casado com Roberta Richard, ele foi à praia com as duas filhas e ainda encontrou Fábio Assunção e, depois, Adriana Esteves. Rogério registrou tudo. O ator viu e não se importou, só pediu para que o fotógrafo não divulgasse a placa do carro dele, a fim de proteger as meninas.

TUDO TEM LIMITE

Por outro lado, o jornalista Gabriel Reis, 28 anos, é uma dessas figuras polêmicas. Ele é um daqueles fotógrafos que tem a amizade sincera de alguns artistas, mas também é odiado por outros. Já fez de tudo por uma boa foto, mas garante que o desejo pelo ‘furo’ tem limite.

“Eu já dei o nome de uma pessoa que não ia ao casamento do Thiago Fragoso para conseguir entrar. Fiz a foto com exclusividade. Também já comprei o chip de uma câmera de parentes do Henri Castelli, com fotos do casamento, e vendi por valores altíssimos. Já fiz coisas realmente terríveis pela grana e pelo ego”, admite Gabriel, que chegou a ser agredido por Luana Piovani ao fotografá-la caminhando na praia.

“Acho que o Eduardo foi muito inteligente na forma que ele expôs a falta de privacidade dos artistas. Realmente, o texto dele é capaz de fazer sentir vergonha disso. É lamentável alguém querer pagar para alugar um apartamento em frente ao dele. Primeiro, porque se trata de um recém nascido… segundo, porque é ilegal fazer imagens de um apartamento para o outro. É invasão de privacidade”, esclarece.

Gabriel Reis é a favor de se proteger a imagem das crianças. “Na rua, a pessoa pode e deve ser fotografada e filmada, mas tem que haver uma certa ética. Eu sou muito a favor de proibirem totalmente de mostrar crianças”, diz.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s