Dançarinas de hoje e de ontem fazem história na TV

Publicada em 24/06/2007 no Click 21

 Por Daniel Bittencourt e Cristina Cople

Nos anos 70 e na primeira metade dos anos 80 elas, rodavam e avisavam. Na segunda metade dos anos 80 e durante a década de 90, era ‘bom estar contigo na televisão’. Agora, no novo milênio, elas dançam para a câmera anunciando o intervalo (sem bordão nenhum mesmo). No Chacrinha, no Gugu, no Faustão, no Caldeirão… elas estão ou estiveram sempre lá. São dançarinas que fazem sucesso na TV e também na cabeça dos marmanjos em casa. Pode ser de maiô, de shortinho, com roupa de ginástica ou de soldado.

Mas não são só os marmanjos que babam por elas. As mulheres querem ter um corpo igual. Na época das Paquitas, as meninas eram loucas para vestir aquela roupa de soldadinho das lendárias escudeiras de Xuxa, ainda que muita gente achasse que as Paquitas extrapolassem, com seu visual, o mote infantil. ‘Não acho que tinha apelo sensual. A maldade está na cabeça das pessoas’, afirma Cátia Paganote, a Miúxa, que vestiu a tal roupa de soldado durante oito anos.

A tal maldade de que fala Cátia, ou Miúxa, era a que os homens provavelmente tinham quando olhavam para as chacretes do Cassino do Chacrinha. “Dançar era fundamental. E é claro que tinha todo aquele apelo sensual”, reconhece Rita Cadillac, ex-chacrete, ex-atriz de filme pornô, candidata à vereadora de Praia Grande (SP).

As chacretes nasceram com o objetivo de agradar a audiência masculina do programa de Chacrinha. A idéia não poderia ter sido melhor. Com maiôs escandalosos para a época e donas do bordão ‘roda e avisa’, elas se tornaram parte integrante dos programas do Velho Guerreiro. “Não tinha essa história de ajudante de palco, nossa principal função era dançar”, relembra Rita Cadillac, dona do título de chacrete de 1973 a 1984. Ajudante de palco é um termo que hoje está na moda para as dançarinas dos programas de auditório.

Karen Mota, de 23 anos, uma das Coleguinhas de Luciano Huck, é uma das que diz que faz mais do que dançar. “Eu adoro trabalhar no ‘Caldeirão’. Mulher dá um brilho, né?’”, reconhece. Criador da Tiazinha e da Feiticeira, Huck parece ter mãos de ouro na hora de escolher suas companheiras no palco. Elas têm que dançar, ajudá-lo durante o programa e ainda animar a platéia. “Acho que é um trabalho importante porque a gravação é cansativa e a gente dá mais dinâmica à participação do público”, explica.

As Paquitas também nasceram com esse objetivo, o de animar a platéia. E de controlar também. Xuxa não dava conta sozinha de organizar todas as crianças. O nome surgiu junto com a primeira paquita, Andréa Veiga. Era o feminino de um papagaio que já fazia parte do programa da loira na TV Manchete, o paquito. Com a ida para a TV Globo, em 1986, o programa e a importância de Xuxa cresceram. As paquitas seguiram o mesmo caminho. “A gente aprendia a dançar, a cantar, fizemos aulas de etiqueta”, relembra Cátia Paganote, que já entrou para o grupo na época da Globo.

Criadas para ser a sombra de Xuxa, elas alçaram vôos mais altos. Lançaram CDs, filmes… deixaram de ser simplesmente coadjuvantes (que é o que todo coadjuvante sempre sonhou). “Mas nossa obrigação principal era organizar as crianças no palco do programa”, reitera Miúxa. O sucesso veio a reboque da explosão de Xuxa.

Se a sessão nostalgia do Click21 te deu vontade de viajar no tempo, é só dar uma clicada nos links abaixo. Selecionamos alguns dos melhores momentos das Chacretes, das Paquitas e das Coleguinhas.

Chacretes (festa dos 25 anos da Band)

Chacretes dançam com Gretchen no programa 

Paquitas cantam ‘É tão bom’

Paquitas cantam ‘Sonhos de Verão’

Coleguinhas do ‘Caldeirão’ dançam funk

Mais Coleguinhas no ‘Caldeirão’

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s