Atrizes ‘teen’ que cresceram na TV buscam espaço no cinema

Publicada em 10/08/2007 no Click 21 

Por Cristina Cople

atrizes teen 1As produções do cinema brasileiro não param de crescer. Neste momento, ‘Saneamento Básico’, de Jorge Furtado, está em cartaz e duas outras grandes produções – ‘O Primo Basílio’ e ‘Cidade dos Homens’ – estão estourando por aí. Diante do fascínio e, agora, da viabilidade do cinema nacional, jovens atrizes que cresceram em frente às câmeras de televisão querem voar mais alto.

Natalia Souto mal completou 18 anos e já assumiu responsabilidades de gente grande. Ela está trabalhando como diretora de um programa de TV produzido pela Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Voltado para o público jovem, o programa tem debates sobre segredos contados por universitários. Se tudo der certo, o projeto deve ser incorporado à grade de uma rede de televisão aberta.

“Estou totalmente voltada para isso. É uma experiência nova que estou amando. Também estou fazendo faculdade de cinema”, diz. Natalia Souto sonha em dirigir seu próprio filme, por isso quer entender todas as etapas do processo de produção.

Enquanto a faculdade não termina, a jovem cineasta quer voltar a atuar. “Quero voltar bem, entendendo mais sobre o assunto, mais preparada”.

A exposição pública não é um problema. “Tem uma certa invasão. As pessoas ficam curiosas para saber o que acontece com você. Quando eu fazia o ‘Gente Inocente’ e saía com os meus pais, muita gente vinha falar, pedia para tirar fotos e para eu dar autógrafos. Mas era uma invasão boa, gostosa. Sem o público não tem programa, não tem TV”.

Natalia Souto estreou no programa ‘Gente Inocente’ aos 9 anos. Ao lado do apresentador Márcio Garcia e outras crianças, ela fazia perguntas para os entrevistados famosos. A jovem levou o programa sem dificuldade, já que estudava teatro desde os 7.

“‘Gente Inocente’ é o trabalho que eu guardo com mais carinho porque estávamos sempre ali, aparecendo em todos os programas. Em novela, tem dia que você aparece e dia que não”, diz Natalia, que em julho completou 18 anos.

“Ao fazer 18, eu achava que muita coisa ia mudar, mas não mudou. Acho que a única diferença é que eu estou liberada para entrar em boates (*risos*), mesmo assim mostrando a carteira de identidade. Tem mais cobrança em casa também! Nem auto-escola eu fiz ainda por falta de tempo”, reclama.

A falta de tempo se deve a outro projeto. A atriz vai estrear a peça ‘Plano B – Missão Namoro’, adaptação do livro de Angélica Lopes. Natalia mudou o visual para se adaptar à personagem.

“Quando li o roteiro da peça, vi que a personagem era uma esportista, despojada, e combinava com cabelo curto. Depois do corte, adorei! Foi amor à primeira vista. Como sou o tipo ‘mignon’, o cabelo curto favorece”.

INCHALÁ, MUITO OURO

A atriz Carla Diaz também vai investir na carreira cinematográfica. atrizes teen 2Atualmente cursando o segundo ano do segundo grau, Carla quer fazer faculdade de cinema e alguma outra complementar (que ela não decidiu ainda qual será).

Desde o sucesso estrondoso de sua personagem na novela ‘O Clone’, Carla Diaz é contratada da TV Globo e fica à disposição da emissora para novas produções. O trabalho mais recente foi uma participação especial em ‘A Grande Família’.

O tempo livre está sendo bem aproveitado na formação acadêmica. “Estou fazendo um curso de arte cênica na Casa de Dramaturgia Carioca. O curso aborda técnicas de teatro cinema e televisão. Estou aprendendo a teoria de tudo o que eu já tinha aprendido na prática”.

A prática começou cedo. Aos 4 anos, ela fez a novela ‘Éramos Seis’. Depois, se mudou para a Argentina para gravar a novela ‘Chiquititas’. A família acompanhou a aventura.

“Desde o berço convivo com isso. É diferente de quem entra na TV na adolescência ou na fase adulta. Para mim foi bem natural. Quando eu gravava, encarava como uma brincadeira. Minha mãe sempre perguntava se eu queira continuar e não era nada forçado. Meus pais me orientaram muito bem sobre tudo isso”.

Os conselhos da família renderam o sucesso profissional. Só comerciais, a atriz já fez mais de duzentos.

Assim como Natalia, Carla Diaz também aguarda a estréia de sua próxima peça. Ela vai fazer parte do elenco da nova versão de ‘Confissões de Adolescente’ ao lado de Maria Mariana e dirigida por Domingos de Oliveira. A peça será seu primeiro trabalho voltado para o público adulto. Depois, quem sabe o tão sonhado filme…

Deixe um comentário

