Atriz de ‘Malhação’ diz que caminho para o sucesso foi tortuoso

04/10/2007 20:55:38

MalhaçãoMaria Eduarda Machado como sua personagem de ‘Malhação’.

Por Cristina Cople

Maria Eduarda Machado faz teatro desde pequena, mas foi na novela adolescente ‘Malhação’ que ela vem chamando atenção pelo talento e pela beleza. Na trama, a atriz interpreta Cecília, uma jovem responsável e batalhadora que trabalha desde cedo. Maria Eduarda não passou por nada parecido, mas desde a infância já sabia o que queria fazer. “Ser atriz foi sempre um sonho, e na adolescência já uma meta a ser cumprida”, diz a moça.

Ao contrário das beldades que começam a atuar em ‘Malhação’, a atriz não passou pelas passarelas. “Eu nunca modelei, não tenho altura! Já desfilei quando tinha uns 12 anos, para uma loja cuja dona eu conhecia. É uma experiência legal desfilar, mas eu nunca fiz isso profissionalmente e até pouco tempo não havia nem tirado fotos profissionais. Realmente é o teatro que sempre me atraiu. Sempre digo que cresci nos palcos, é e onde mais me sinto livre”.

A liberdade da interpretação foi conquistada com dificuldade. Filha do jornalista Renato Machado, da Rede Globo, a atriz conta que foi difícil convencer o pai de que este era o caminho certo a seguir.

“Minha mãe sempre me apoiou de coração aberto. Ela estaria de acordo com tudo o que me fizesse feliz. Já o meu pai foi diferente, já que ele foi ator e sabe das dificuldades que passamos. No inicio, ele me botava pra baixo. Quando saí do colégio eu estava certa de que queria estudar teatro em Londres, mas meu pai vetou e disse que não iria pagar porque gostaria que eu me formasse em algo mais garantido. Foi um momento difícil para mim porque eu pensava: ‘E agora, o que  vou fazer? Não tenho talento para mais nada, estou perdida!’ Não me via fazendo outra coisa. Até que me ocorreu cursar psicologia – outra paixão. Aos poucos, depois de me ver nos palcos, meu pai começou a perceber que esse era o meu caminho. Foi me dando força em doses homeopáticas até que hoje em dia não desgruda da televisão as 5h30 da tarde. Recebo seus conselhos e criticas (estas são mais numerosas) como um professor corrigindo seu aluno”.

PRIMEIROS PASSOS

Para chegar onde está, Maria Eduarda Machado investiu de verdade em sua formação. Nada de privilégios ou de se garantir na beleza para conquistar um espaço na TV.

“Sempre estive engajada com teatro, desde pequena atuava em atividades teatrais e fazia peças no colégio. Fiz a montagem do cenário da peça ‘Um sonho de uma noite de verão’ no pátio da escola como parte da minha maria eduarda sorrimonografia final. Também fiz cursos livres renomados como O Tablado, no qual eu tive a honra de interpretar o papel do fantasminha Pluft no espetáculo de final do curso. Na Casa de Cultura Laura Alvim (zona sul do Rio), eu interpretei um papel muito interessante, o Querô, personagem de Plínio Marcos. Fora isso, já fiz outros cursos e oficinas como a ‘Nobre Arte do Palhaço’, de Márcio Libar, e o curso do CTO – Centro de Teatro do Oprimido, fundado por Augusto Boal”.

Maria Eduarda é modesta ao falar sobre uma das principais personagens da temporada 2007 de ‘Malhação’. “Não me vejo como protagonista, a Cecília não é determinante no curso da historia. Na realidade, ela faz uma ponte entre a protagonista (Marcela) e a antagonista (Vivian). É claro que sinto aquela responsabilidade de fazer bem o meu trabalho, mas não por ser protagonista e sim pela vontade de acertar, de dar certo na profissão”.

Se depender dos fãs, a morena já deu certo e tem lugar garantido no ano que vem. Achar o tom da personagem foi um desafio para a intérprete, mas o resultado foi positivo.

“A Cecília é a personagem romântica da historia. Na realidade no inicio fiquei um pouco assustada, pois não sabia direito como encorpá-la, já que me via completamente diferente dela. Sou bem mais agitada, imponho minhas idéias e luto sem pudor pelo que quero, ao contrário de Cecília, que sofre por amor e não tem coragem de se entregar. Não posso dizer que me preparei tecnicamente para fazer Cecília, pois ela não é uma personagem muito densa, mas tentei buscar dentro de mim o que poderia usar para compô-la. Tentei buscar a calma, ser mais delicada, suave, e principalmente fazer com que a insegurança viesse à tona. Descobri que não foi tão difícil quanto pensava. No final das contas, tenho bastante coisa em comum com Cecília. Muitas vezes me vejo dentro da situação dela”.

HAJA DISPOSIÇÃO

Além da novela, a atriz também cursa o quinto período de psicologia, joga tênis e arranja tempo para estar em companhia do namorado.

“As gravações são puxadissímas! Como o roteiro e os horários são imprevisíveis acaba que sua vida se torna a novela – quase não dá tempo pra fazer outra coisa que exija um horário fixo. No meu caso, acho até que estou saindo no lucro pois consigo conciliar as gravações com minha faculdade. Ainda dá tempo de fazer análise, o que tem sido muito proveitoso para mim. Também voltei com as aulas de tênis e as vezes tento dar uma corridinha básica para manter a forma. De qualquer forma, apesar de prazeroso, o trabalho é bastante cansativo”.

PRÓXIMOS TRABALHOS

Maria Eduarda Machado quer muito mais. Ela está à procura de novos desafios.

“Gostaria de viver todos os tipos de personagem – desde uma moça de época até um mendigo de rua. Acho que sou uma pessoa com plasticidade grande, confio no meu potencial de transformação. Em específico, acho que na TV nada melhor do que ser uma boa vilã. Sou daquelas pessoas que topam fazer qualquer personagem desde que seja interessante. O importante é a identificação”.

AMOR

Se o trabalho vai bem, a vida pessoal vai melhor ainda. Maria Eduarda está apaixonada e vive uma relação de companheirismo com um publicitário.

“Ele não faz parte do meio artístico. No inicio, naturalmente ele ficou meio receoso com essa grande mudança na minha vida, pois nos conhecemos há muito tempo, mas agora aceita que este é o meu trabalho. Por mais que prefira não assistir ‘Malhação’, ele sempre me apóia, me dá conselhos construtivos, e, principalmente, acredita em mim e na minha garra de lutar pelo que quero”.

Uma resposta para “Atriz de ‘Malhação’ diz que caminho para o sucesso foi tortuoso

  1. Maracanaú, 14 de junho de 2010.
    Prezado Sr.(a).
    Eu gostaria muito de poder conhecer a Maria Eduarda Pellegrino Machado e receber a resposta das minhas cartas enviadas para ela.
    Atenciosamente,
    Cleber Florêncio Da Silva.

Deixe um comentário

