Anjos, fantasmas, telepatia… TV abre espaço para o sobrenatural

Publicada em 12/04/2007 no Click 21

thiago-fragoso-o-proferaThiago Fragoso é ‘O Profeta’. Foto: Divulgação / Rede Globo

Por Cristina Cople

A sua televisão está tomada por fantasmas! Não, não se trata de um problema técnico.

Recentemente, o tema sobrenatural passou a ser recorrente nas telenovelas do horário nobre. A Viagem, Alma Gêmea, Páginas da Vida e O Profeta deram à temática espírita maior destaque. Mas, na opinião do estudioso André Siqueira, o interesse pelo espiritismo não aumentou. O que está mais forte é o interesse pelo ‘fenômeno mediúnico’.

“Este fenômeno tem sido amplamente explorado, mas o espiritismo (doutrina) só aparece em documentários”, ressalta o pesquisador da Federação Espírita Brasileira (FEB).

Na novela O Profeta, o personagem Marcos (Thiago Fragoso) manifesta o dom da clarividência e da telepatia. Porém, foi na novela Páginas da Vida que alguns fenômenos mediúnicos despertaram maior interesse do público. Quando Nanda (Fernanda Vasconcelos) aparecia para Helena (Regina Duarte), imediatamente a personagem começava a sentir cheiro de rosas e via vultos, enquanto objetos se moviam sozinhos! Em um outro momento, a presença perturbadora da morta fazia com que porta-retratos se quebrassem e a chama do fogão acendesse. Tudo no melhor estilo efeitos especiais. As imagens foram tão convincentes que o público quis saber mais.

“Fenômenos de efeitos físicos são amplamente divulgados, mas o mais comum é o fenômeno de poltergeist, estudado pelo Dr. Ernani Guimarães Andrade, de São Paulo. Efeitos físicos, uma vez feitos, não voltam atrás. Na novela, esses aspectos ocorriam para uma só pessoa como se fosse uma ilusão, e não é assim”, diz André.

MUNDO FÍSICO X MUNDO ESPITURUAL

As crianças Clara e Francisco viam a mãe com freqüência, enquanto os adultos não conseguiam. André Siqueira esclarece que “as crianças vêem não por serem crianças, já que a mediunidade é caracterizada por uma faculdade que é de natureza orgânica, mas por perceberem com maior facilidade os dois mundos”.

De acordo com o Livro dos Espíritos, as crianças até os sete anos têm maior facilidade para observar o mundo material e o mundo espiritual, já que o processo de ligação de suas almas com seus corpos não teria se completado ainda. Depois dessa idade, essa percepção pode diminuir.

Na novela Alma Gêmea, a personagem Serena (Priscila Fantin) era a reencarnação de Luna (Lilana Castro), morta apenas alguns minutos antes do nascimento da índia. Seria possível o renascimento tão rápido?

“O processo de morte e nascimento é caracterizado por um período de tempo. O espírito aprende alguma coisa com esse processo. Não é impossível, mas é difícil de acontecer”, diz o especialista.

INFLUÊNCIA EM NOSSAS VIDAS

De acordo com o espiritismo, um fenômeno que acontece com freqüência é a “sugestão”, caracterizado pela interferência dos espíritos nos nossos pensamentos.

Sem que se perceba, o pensamento da pessoa refletiria o pensamento de um espírito que a estaria influenciando. Segundo a doutrina, o processo de interferência varia de acordo com a natureza do espírito. Em contrapartida, nós também poderíamos influenciar os espíritos. “Quando estamos equilibrados, induzimos um espírito com idéias negativas a alcançar maior equilíbrio. Nesse jogo de forças, ganha quem não ceder à influencia do outro primeiro”, garante.

“Este é o fator chave para a sintonia entre homens e espíritos. A autodisciplina é muito importante para controlar os pensamentos”.

O Espiritismo foi fundado por Allan Kardec, na França, em 1857. O Candomblé e a Umbanda são doutrinas espiritualistas de origem africana, bem diferentes do Kardecismo. De lá para cá, muita coisa mudou, o assunto deixou de ser tabu e agora é discutido abertamente em qualquer lugar.

Mesmo assim, André Siqueira esclarece: “O espiritismo não faz proselitismo. Não há interesse algum em arrebanhar adeptos. É educativo”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s