Início do ano é a hora de arrumar emprego. Veja por quê!

Publicada em 29/02/2008 no Click 21 

Por Cristina Cople e Daniel Bittencourt

Responda rápido: qual a melhor época do ano para se conseguir emprego? O Natal, certo? Lojas cheias, consumo em ascensão, empresas precisando de gente que dê conta de tanta demanda … Pois saiba que este raciocínio está completamente errado. Isso mesmo. Se você quer encontrar um emprego estável, esqueça o Natal.

Janeiro, fevereiro e março são os melhores meses do ano para se garantir o emprego que era sonhado há tempos. E o crescimento vertiginoso da Internet vem ajudando, cada vez mais, a quem quer um lugar ao Sol não só nos três primeiros meses, mas também no ano inteiro. 

E a tendência é que 2008 seja um ano melhor no que diz respeito à abertura de novas vagas. O final de 2007 apresentou a menor taxa de desemprego dos últimos seis anos, segundo o IBGE. O índice médio de desocupação foi de 7,4% em todo o país. O Rio de Janeiro apresentou uma das menores taxas, de 6,1%, ficando atrás apenas de Porto Alegre e Belo Horizonte. 

Caio Balbino, um dos responsáveis pelo departamento de marketing da Catho Online, referência em classificados de emprego pela Internet, avisa que, para quem precisa de emprego, a hora é essa. “No período de Natal, grande parte das contratações são temporárias. Mas, no início do ano, as empresas já estão com o orçamento fechado para o ano fiscal vigente e, assim, começam a contratar”, explica.   

Vera Souza, especialista em produção da Fundação Getúlio Vargas (FGV), concorda com Caio. “É nessa época que as empresas começam a ter uma idéia do que podem gastar. E isso acaba abrindo portas também para quem não tem vínculo empregatício, como os consultores”, destaca.

A webdesigner Clara Almeida, de 32 anos, é um exemplo de como a combinação início de ano e Internet pode ser proveitosa. Ela conseguiu se destacar na infinidade de pessoas que procuram emprego em São Paulo ao colocar o currículo em um site especializado. A empresa entrou em contato, chamou para uma entrevista e, imediatamente, contratou a moça.

“Eu achava que esses sites não funcionavam, mas deu certo. Fui a várias outras entrevistas, mas a agência de publicidade me achou por meio da Internet. Estou feliz porque agora trabalho com o que eu gosto de fazer”, comemora Clara.

Os números são de impressionar mesmo. Só através da Catho Online, durante esse período, cerca de cinco mil pessoas são recolocadas por mês no mercado de trabalho. E, além da boa vontade das empresas, conta ponto também a determinação do interessado. “Aquela história de ano novo, emprego novo também vira um bom incentivo”, destaca Caio.

Além de um bom canal para cadastramento de currículos, o candidato deve se preocupar com sua qualificação profissional. Diploma de nível superior virou coisa básica. Para se destacar mesmo no atual mercado de trabalho é preciso mais. “Falar uma segunda ou terceira língua e fazer uma pós ou MBA é essencial”, ensina Caio.

Lições que, talvez, tenham que ser seguidas pela recém-formada Renata Saback, que atualmente se divide em trabalhos temporários. No início do ano, ela participou da organização do Fashion Rio, o maior evento de moda da capital fluminense.

“Eu gostei muito, não conhecia o evento. E preciso estar no meio profissional que tem a ver com o jornalismo”, diz.

Quando os desfiles terminaram, o contrato de trabalho chegou ao fim e, apesar de ter feitos bons contatos, a jornalista voltou a ficar desempregada.  

Renata agora procura cadastrar seu currículo em sites na Internet e fazer cursos para aprimorar seu perfil profissional.

O Click21 possui um canal de empregos. Você já conhece? Clique aqui e não perca mais tempo! 

Conheça alguns dos sites de emprego aqui:

» Empregos Manager Online
» Guia de Empregos
» Curriculum.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s