‘Boa-vida’ do horário nobre, ator diz que já foi hostilizado na rua

Publicada em 26/12/2007 no Click 21 

armando 1Por Cristina Cople

Armando Babaioff, intérprete do personagem Benoliel na novela ‘Duas Caras’, não tem nada de preguiçoso ou pedante. Como ele mesmo diz, teve que ‘ralar’ muito para ter o seu trabalho reconhecido e finalmente receber o carinho do público.

Com o núcleo familiar da novela, Armando se sente em casa. “A gente gosta muito de trabalhar junto. O Thiago (Mendonça) eu já conhecia. A Mara (Manzan), o Júlio (Rocha) e o Nuno (Leal Maia) são muito legais”, elogia o ator.

A afinidade é tanta que eles brincam tanto quanto trabalham. “Quando a Mara chega ao estúdio, a gente combina de cada um ficar chamando o nome dela de um canto diferente. Ela fica tontinha procurando quem foi”, se diverte.

A amizade com Thiago Mendonça é cultivada desde os tempos do curso de teatro. “Outro dia, eu dei carona para ele e quando uma dessas moças que entregam panfletos no sinal viu que era o Thiago, começou a gritar. Depois que outras já tinham se juntado a ela e perceberam que eu estava junto, ficaram indignadas. Elas diziam: você não pode andar de carro com ele, vocês vivem brigando! É que as pessoas são íntimas do ator, elas vivem e respiram isso”, avalia Armando.

FÃS SÃO OUSADAS

As fãs mais afoitas chegam a convidar o ator para uma visita. “As senhoras mais ousadas falam que tem um sofá ótimo em casa! (*risos*)”. Atualmente,armando 2 o ator está solteiro. “Eu não tenho tempo!”, garante o galã do horário nobre.

Armando Babaioff acredita que o personagem possa mudar até o fim da trama. “O Benoliel conhece a Fernanda, personagem da Júlia Almeida, e se vê gostando dessa menina. Ele vai se sentir mal, por que ela trabalha e ele nunca tem dinheiro. Ele vai mentir o tempo todo. Como a novela trata desta dualidade, o personagem tem duas identidades. Ele é muito ‘enrolão’”, diz.

Duas Caras é a segunda novela de Armando. A primeira foi Páginas da Vida, em que vivia Felipe, filho de Elisa (Ana Botafogo) e Ivan (Buza Ferraz). O convite para participar da oficina de atores da Rede Globo partiu de um produtor de elenco que assistiu a peça ‘A Primeira Noite de Um Homem’, na qual Armando contracenava com Vera Fisher. A montagem ganhou repercussão porque Vera aparecia completamente nua em um trecho da peça. Daquela época, ficou a amizade e o respeito pela colega de elenco.

“O papel foi um grande presente. Ao conhecer a Vera, eu encontrei um ser humano incrível. Ela é uma mulher simples, muito humana e acessível. Quando a gente viajava com a peça, a Vera fazia questão de que todos – dos atores aos produtores, maquiadores e técnicos – ficassem no mesmo hotel que ela, sem distinção quanto às acomodações. Esse rótulo de estrela inalcançável é uma coisa que as pessoas colocam na outra, mas ela não é assim”, afirma.

SEM ESTRELISMO

armando 3No próprio caso, Armando Babaioff acredita que não tem nada de estrela, embora seu papel ganhe destaque dia-a-dia.

“Quando eu comecei na TV, em ‘Páginas da Vida’, meus amigos se empolgaram mais do que eu e isso dava uma certa aflição. Eu sou operário e isso não tem glamour nenhum. Tenho horário para entrar e não tenho para sair. Agora essa animação deles já passou. Eu nunca fui deslumbrado e trabalhar com a Vera Fisher foi um bom ensaio. Tenho exata noção do que eu quero e vale a pena para mim”, revela, com jeito sereno.

Armando completa: “Eu quero ter uma carreira. Eu adoro pensar que vou conseguir fazer algo que vai me dar dor de cabeça. Esse trabalho me dá dor de cabeça. Sou muito viceral. Quando leio o texto, preciso achar um sentido para o personagem dizer aquilo. Para interpretar o Benoliel, eu passei um fim de semana em Rio das Pedras, por que tem gírias que só pertencem àquele lugar. Tenho um caderninho de anotações para cada personagem, onde vou anotando as gírias e as características. Presto muita atenção em cada detalhe. O Benoliel é um carioca, machista, que teve pouca educação e ainda é preguiçoso, então vi que ele é do tipo que não fala uma palavra por inteiro e nessas brechas eu vou criando”.

FORMAÇÃO DE ATOR

No estilo de trabalho do ator, essa pesquisa acontece antes do início da armando 4novela, depois ele só vai se adequando ao texto do autor. O método de construção do personagem foi aprendido com muitos anos de estudo. Armando Babaioff começou a fazer teatro na escola (pública – ele faz questão de frisar), da 5ª a 8ª série do primeiro grau. Quando terminou o colégio, o ator procurou outro curso.

“Fiz teatro em uma igreja, mas o padre descobriu que eu era judeu e me convidou a sair”, lembra Armando.

A rejeição acabou fortalecendo ainda mais o desejo de atuar. Armando se juntou a um grupo de teatro no município de Niterói, na região metropolitana do Rio. “Eu tinha apenas 15 anos e as pessoas eram mais velhas, mas foi muito bom por que com essa idade eu já tinha lido a obra completa de Nelson Rodrigues”.

O ator se tornou profissional após freqüentar a Martins Pena, a mais tradicional escola de teatro do Rio de Janeiro. Como ele não pára, agora está cursando a licenciatura da Unirio. “Penso em ensinar teatro como uma forma de integração social, uma ferramenta para abrir horizontes”. O estágio como professor deve ser em uma ONG presidida por um amigo.

Tranqüilo e reservado, o ator conta com total apoio da família para seguir a carreira. “Meus pais sempre diziam: eu não conheço ninguém no meio artístico e não posso fazer nada, então você vai ter que correr atrás. Isso foi muito bom porque eu sempre corri atrás mesmo. Eu tinha noção das dificuldades que ia encontrar, mas não encarava nada como dificuldade. Meu pai já fez teatro então ele se realiza comigo. Ele vibra só de ver meu nome nos créditos, não preciso nem aparecer!”

De olho no próximo trabalho, Armando Babaioff está lendo roteiros de peças para uma montagem que deve acontecer no ano que vem.

Deixe um comentário

