No dia de Santo Antônio, conheça as simpatias que funcionam

santo antonioPublicada em 13/06/2009 no Click 21

Por Cristina Cople

O dia de Santo Antônio é uma das datas religiosas mais aguardadas pelos católicos do mundo todo. Além de ter dedicado a vida aos pobres, ele é conhecido como o santo casamenteiro.

A crença popular é de que as simpatias feitas em nome do santo funcionam. O pai da atriz Grazi Massafera chegou a confessar que havia deixado o santo de cabeça para baixo até que a filha ‘desencalhasse’.

Este ano, a moça foi pedida em casamento por Cauã Reymond e ele foi até lá para desvirar a imagem. Coincidência ou efeito da fé?

HISTÓRIA

O frei franciscano Santo Antônio de Pádua trocou o conforto de uma família abastada pela vida religiosa. Ele nasceu em Lisboa, em 15 de agosto de 1195, e recebeu o nome de Fernando.

Único herdeiro de um nobre, ele teve uma infância tranqüila. Já adulto, decidiu seguir a vida religiosa e escolheu a ordem de Santo Agostinho.

Curioso, Fernando lia sobre todos os assuntos e era chamado pelos colegas de hábito de “Arca do Testamento“.

Certo dia, nas ruas de Coimbra, esbarrou com alguns monges franciscanos que seguiriam para o Marrocos para pregar a palavra de Deus.

Todos morreram naquela viagem e Fernando decidiu entrar para a ordem e adotar o nome de Antônio numa homenagem à Santo Antãoprotetor das crianças.

Os fiéis dizem que ele pode ter fundado a primeira creche ou abrigo para os pequenos. Porém, uma figura em particular dominava suas palavras: virgem Maria.

De pregação em pregação, o santo chegou a Pádua, na Itália, onde converteu um grande número de pessoas. Com a saúde bastante debilitada, Antônio morreu aos 36 anos, no dia 13 de junho, no convento de Santa Maria de Arcella.

O processo de canonização de frei Antônio foi um dos mais rápidos da história e durou menos de ano.

Atualmente, é conhecido como o santo “casamenteiro”, porque deixou sua herança para as moças pobres que não tinham como pagar o dote pelo casamento. Sobre seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.

SIMPATIAS

Para arrumar namorado (a)

» Logo na manhã do Dia dos Namorados, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul de qualquer largura e escreva o nome completo da pessoa amada. À noite, conte 7 estrelas no céu e faça um pedido ao santo para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir o namorado (a).

» Quem tem pressa em arranjar um namorado deve comprar uma pequena imagem do santo e tirar o Menino Jesus do colo dele, dizendo que só devolverá quando conseguir um namorado (a). Outra possibilidade é virar o Santo Antônio de cabeça para baixo.

» Quem deseja descobrir o nome do futuro companheiro deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formar a primeira letra do nome dele (a).

Para saber se irá casar

» Na véspera do dia de Santo Antônio, compre um copo branco e, à meia noite, coloque água. Quebre um ovo galado dentro do copo, com cuidado, para não arrebentar a gema. Deixe no sereno por toda noite. No outro dia, antes do sol nascer, pegue o copo e observe. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo Antônio do próximo ano.

» Para descobrir se falta muitos anos para o casamento, na véspera do dia 13 de junho, à meia-noite, amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. Pergunte, então, quantos anos faltam para o casório. O número de batidas informa quantos anos ainda restam para o grande dia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s