Confira iniciativas simples para preservar o meio ambiente

Publicado em 02/06/2009 no Click 21

meio ambientePor Cristina Cople

No último fim de semana, os paulistanos que passaram pela Marquise e Arena de Eventos do Parque Ibirapuera encontraram ativistas da ONG SOS Mata Atlântica pedido às pessoas que façam xixi no banho! Isso mesmo. Ao invés de fazer urinar no vaso sanitário, faça no chuveiro: a medida simples ajudaria a economizar água da descarga.

“Em período de crise financeira, em que se ouve muito ‘não’ para tudo, este ano quisemos levar o ‘sim’ para o cotidiano das pessoas. A quantidade de água poupada em cada descarga chega a 12 litros”, diz o diretor de Mobilização da ONG, Mario Mantovani.

“Uma descarga por dia corresponde a 4.380 litros de água por ano”, ressalta. Somente em São Paulo, poderia ser economizado mais de 1.500 litros de água por segundo.

PRODUTOS SUSTENTÁVEIS

Para aqueles que têm dúvida se esta é uma prática higiênica, a ONG esclarece: a urina é composta 95% de água e 5% de outras substâncias, como uréia e sal. Assim, o xixi no banho está liberado!

Para Márcio Araújo, idealizador do Idhea (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica), “é importante mostrar que a defesa do meio ambiente não é só a militância. O consumidor pode contribuir utilizando produtos sustentáveis dentro de casa”.

Criado em 1998, o Idhea é um instituto privado que oferece consultoria para construções sustentáveis. Especialistas atendem pessoas interessadas em construir casas ecologicamente corretas e indicam como utilizar água da chuva, tratamento de esgoto, uso de tinta não tóxica, etc.

DICAS SIMPLES

Quem não tem recursos para investir numa construção ecologicamente correta também pode fazer pequenas coisas para evitar a degradação do meio ambiente.

Utilizar canecas de cerâmica ao invés dos copinhos plásticos descartáveis é uma delas. A idéia foi lançada pelo projeto USP Recicla. Cada calouro que entrava na universidade ganhava uma caneca de presente.

Outra idéia é utilizar imprimir folhas na frente e no verso, além de guardar cartuchos de tinta para a reutilização.

As lâmpadas fluorescentes não devem ser descartadas no lixo comum, pois contém material tóxico. Elas devem ser levadas de volta para as lojas em que foram compradas ou entregues em postos de coleta.

ALIMENTAÇÃO

Os produtos que vão à mesa também podem ajudar a preservar a natureza. A Associação de Agricultura Orgânica (AAO) de São Paulo lançou um selo de garantia que certifica mais de 500 produtores.

A AAO inaugurou a primeira Feia do Produtor Orgânico, em 1992, no mesmo lugar da sua sede, o Parque da Água Branca, zona oeste de São Paulo.

Ao todo 32 produtores comercializam produtos diversos como verduras, legumes, hortaliças, frutas, pães e laticínios.

Anúncios

Uma resposta para “Confira iniciativas simples para preservar o meio ambiente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s